terça-feira, 6 de junho de 2017

O Gigante gentil.



Sim, O gigante acorda todas as manhã e vai produzir... entre cumes, vales e montanhas, intransponíveis aos olhos de muitos, ele segue produzindo e consumindo quantidades que impressionam até os pequenos Davi’s.

O Gigante lida muito bem com os intemperes da vida, em um reinado desastroso onde já caiu a rainha de espada e pelo visto, cairá também o rei de ouro, ele segue seu caminhar a cada dia sem esperanças, sem fala, se cala. Diante de um reinado incertezas, feito bobo da corte, não sabe para que direção correr e direcionar toda sua capacidade e sinergia produtiva.

Os Davi’s invejam, a capacidade produtiva das terras dos gigantes, mas não o copiam absolutamente em nada. Se especializaram, culturalmente, na construção do marketing e do diálogo permanente com os outros povos. Formam, gigante e Davi’s, uma simbiose que consolida um grande mercado global sobre as commodities que o gigante produz. O Davi’s souberam, ao longo dos séculos, domesticar o gigante e seu reinado para sua finalidade parasitaria, injusta e insustentável. E quando o gigante tenta reagir ele é subitamente golpeado com a funda ou fundíbulo dos Davi´s. O Gigante vai a solo, desmaia, se automutila e os Davi’s, com toda generosidade, lhe dão um pedaço de pão, um copo de vinho e o gigante reage, volta pra casa e da continuidade a suas atividades... pois os Davi’s tem a plena consciência de que não podem viver sem o trabalho do gigante, por isso não o exterminam, por isso vivem essa relação simbiótica benéfica apenas para uma das partes.

Assim somos nós, produtores rurais e cafeicultores desta nação gigante chamada Brasil, um país que tem como propósito, ao menos aparentemente, de não dar certo. Um país que nasce réu de suas políticas e de seu estado, uma terra que desconhece sua força, qualidade e acima de tudo sua importância para o mundo. O Dia em que o gigante acordar de mais um tombo e passar a ter a consciência de que ele pode falar, com sua força construir seu destino, e com seu potencial, qualitativo e produtivo, cuidar do grande establishment que é o mercado global de commodities agrícolas, o reino estará seguro para as próximas gerações... 

Alfonso Fábio
Produtor Rural
Eng. Agrônomo/Coffeemaker.


SINCAL - O Cafeicultor é o principal.