domingo, 18 de fevereiro de 2018

Agradecimento da SINCAL ao Dep. Estadual Mário Henrique Caixa pelo apoio ao setor




Guapé/MG, 15 de fevereiro de 2018

Assunto: Agradecimentos ao Dep. Estadual Mario Henrique Caixa.

Prezados,

Nos últimos tempos temos contado com as interferências do Dep. Estadual Mário Henrique Caixa, nas seguintes soluções de problemas da cafeicultura. Um dos pontos que ele vem nos ajudado é em relação a IN 16 – (Instrução Normativa 16 de 24 de maio de 2010), que regulamenta a torrefação/Industrialização de café no Brasil.

Sabemos que há aproximadamente de 20-22% de produtos inadequados como: Café preto, ardidos, palhas, escolhas de baixíssimo aproveitamento e cereais entram na composição do café torrado e moído. Nosso consumo interno que está na faixa de 22 milhões de sacas e, com essa porcentagem de produtos indevidas corresponde de 4 a 4,5 milhões de sacas de café que poderiam ser de café realmente qualificado. Com isso, essa quantidade virá a beneficiar o setor produtivo aumentando o consumo de cafés de qualidade e livres, em certos casos, de ocratoxina.

Dentro do exposto, as estatísticas nunca fecham e sempre está sobrando café. O deputado Caixa é conhecedor do fato, e já fez uma audiência publica em 2014, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, ocorreu um forte lobby da indústria de torrefação para não deixar a IN 16 ser colocada em prática. Estamos retornando o assunto com o Deputado Caixa que vem lutando para a implementação da mesma.

Quero deixar nossos agradecimentos, ao Deputado Caixa que vem apoiando o setor produtivo da cafeicultura no sentido da melhoria dos preços.

Atenciosamente,

Armando Mattiello
Presidente da SINCAL
Associação dos Cafeicultores do Brasil
Cafeicultor em Guapé/MG
Engenheiro Agrônomo