quinta-feira, 8 de março de 2018

SINCAL endossa palavras do Dr. Marco Antônio Jacob

Confira abaixo manifestação de apoio e gratidão do Presidente da SINCAL, Armando Mattiello, referente à carta do Dr. Marco Antônio Jacob ao MAPA no que diz respeito a Portaria 840. 


Guapé/MG, 08 de Março de 2018.

Prezado Dr. Marco Antônio Jacob,

            A SINCAL – Associação dos Cafeicultores do Brasil, que representa os mais de 300 mil cafeicultores desta nação, endossa suas reivindicações e, dentro do estado democrático brasileiro faz se necessário o cumprimento das leis.

As medidas tomadas pela citada portaria 840 de 19/4/2017, através do MAPA, foi uma total aberração levando o setor produtivo a perder 24% nos preços desde então. As leis precisam ser cumpridas e os preços mínimos foram estipulados sem critério técnico levando o Brasil a provocar DUMPING, vendendo o café abaixo do custo de produção.

Essa situação tem provocado pobreza tanto aos cafeicultores brasileiros tanto quanto aos cafeicultores mundo afora. Trata se de um gesto irresponsável do MAPA num verdadeiro crime que lesa pátria. No Primeiro Fórum Mundial, em Medellin, na Colômbia em Julho de 2017, de acordo com a Carta Publicada pelo Fórum, ficou claríssimo o descontentamento e a indignação pelos preços ridículos do café.

Sabendo que o Brasil é o maior player desse mercado com 33 a 35% de participação mundial deveria dar o exemplo ao mundo de uma política cafeeira honesta e justa aos nossos cafeicultores. A cafeicultura brasileira não merece ser tratada com tanta leniência pelo setor governamental, principalmente pelo MAPA, que somente tem trazido sérios prejuízos aos, praticamente, 300.000 (TREZENTOS MIL) cafeicultores, seus familiares, aos milhões de trabalhadores rurais, e tantos outros trabalhadores diretos e indiretos na cafeicultura.

O Brasil cresceu e desenvolveu com a cafeicultura que vem sendo tratada com total irresponsabilidade pelo governo, principalmente pelo MAPA. Estamos deixando vazar pelo ralo da incompetência, bilhões de dólares anuais favorecendo a quem? Favorecendo aos grandes oligopólios internacionais estabelecidos no primeiro mundo em detrimento a pobreza interna.

Senhores governantes, principalmente o MAPA, os senhores que recebem seus gordos salários estão exercendo seus cargos para defender o Brasil ou os Oligopólios? Os senhores não respeitam os custos de produção como citado no e-mail do Dr. Marco Antônio Jacob e, os senhores não respeitam as leis. 

Estamos cansado de ver o setor produtivo perder dinheiro e prejudicando o IDH das regiões produtoras. O setor cafeeiro não tem regras comerciais por descaso governamental, principalmente, por parte do MAPA e demais aqui citado. Os senhores precisam dar atenção ao setor produtivo que tenta gerar riquezas e os senhores na contra mão do progresso estão aí gerando pobrezas.

Nossas pseudo lideranças que dizem nos representar estão sendo coniventes com toda essa emblemática e não nos representam.

Mais uma vez parabéns ao Dr. Marco Antonio Jacob pela iniciativa

Atenciosamente,

Armando Mattiello
Presidente da SINCAL
Associação dos Cafeicultores do Brasil.
SINCAL – O Cafeicultor é o principal