segunda-feira, 1 de maio de 2017

Brasil o país da contramão.


A data de hoje, 1 de Maio - Dia do Trabalho, não poderia ser mais propicia para a abordagem: Agronegócio, mais especificamente, a cafeicultura em âmbito nacional.

De forma resumida gostaria de expor, abaixo, alguns dados:

O agronegócio Brasileiro emprega 19 milhões de pessoas, segundo estudo feito pelo Cepea/ESALQ (Centro de Estudos de Economia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de Piracicaba, SP).

O estudo não contabiliza os agricultores que produzem para consumo próprio. O setor do agronegócio que mais emprega é o da agricultura familiar, com 11,5 milhões de trabalhadores.

Os 19 milhões de trabalhadores do agronegócio representam 20% do total de empregos no país. Calcula-se que o Brasil tem 91 milhões de trabalhadores, incluídos os que têm carteira assinada e os trabalhadores da economia.


A representatividade do cultivo do café para o Brasil, sendo o maior produtor e exportador de café e segundo maior consumidor do produto no mundo, o produto, no Brasil, figura entre os dez principais setores exportadores, estando na 5ª posição. Segundo o Balanço Comercial do Agronegócio, em dezembro de 2016, o produto representou 9,8% das exportações brasileiras, movimentando o montante de US$ 600,74 milhões.

O parque cafeeiro está estimado em 2,22 milhões de hectares. São cerca de 287 mil produtores, predominando mini e pequenos, em aproximadamente 1.900 municípios, que, fazendo parte de associações e cooperativas, distribuem-se em 15 Estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Com dimensões continentais, o país possui uma variedade de climas, relevos, altitudes e latitudes que permitem a produção de uma ampla gama de tipos e qualidades de cafés.

Ressalta-se que a cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo em relação a questões sociais e ambientais, havendo uma preocupação em garantir a produção de um café sustentável. A atividade cafeeira é desenvolvida com base em rígidas legislações trabalhistas e ambientais. São leis que respeitam a biodiversidade e todas as pessoas envolvidas na cafeicultura e pune rigorosamente qualquer tipo de trabalho escravo e/ou infantil nas lavouras. As leis brasileiras estão entre as mais rigorosas entre os países produtores de café.

Atualmente, o café é fonte imprescindível de receita para centenas de municípios, além de ser o principal gerador de postos de trabalho na agropecuária nacional. Os expressivos desempenhos da exportação e do consumo interno de café implicam na sustentabilidade econômica do produtor e de sua atividade.

Emprego

A cadeia produtiva de café é responsável pela geração de mais de oito milhões de empregos no país, proporcionando renda, acesso à saúde e à educação para os trabalhadores e suas famílias. Em algumas regiões cafeeiras, programas de inclusão digital capacitam jovens e adultos, ensinando noções básicas de computação e acesso à Internet.

O Exmo. Ministro, Sr. Blairo Borges Maggi juntamente com seu secretario, o Sr. Neri Geller, confirmam: Na Câmara, ministro Blairo Maggi afirma que vai autorizar importação de café robusta do Vietnã.


Na contramão do agronegócio mundial, que vem engenhando formas mais sustentáveis de produção, valorização e comercialização de alimentos, a exemplo, o Km zero e outros modelos alternativos de produção agrícola. O MAPA, por sua vez, considerou a possibilidade de importar café de um país (Vietnã) que se encontra a aproximadamente 18 mil quilômetros de distancia. Independentemente do interesses que estavam por trás disso, a meu ver, pouco patriótico por parte do Ministro e seus secretários. Tal iniciativa poderia comprometer toda a atividade e seus respectivos índices econômicos e sociais, podendo até tirar o Brasil da liderança na produção de café. Graças a SINCAL e outras entidades representativas da classe, que representam verdadeiramente os interesses dos cafeicultores desta nação, conseguiram, por hora, que o Exmo. Presidente da republica Michel Temer barrasse as possíveis importações garantindo assim a preservação de milhares de empregos na atividade.

Gostaria de deixar uma salva de palmas a todos que lutam diariamente contra as adversidades que é produzir nesta pátria, que para quem trabalha nada gentil mãe és.

Feliz dia do trabalho a todos...  

Alfonso Fabio
Produtor Rural, Eng. Agrônomo e Coffemaker